top of page
Buscar

UNDIME-ES se reúne com Governador Renato Casagrande para fortalecer regime de colaboração na educação pública


No dia 5 de janeiro de 2026, a UNDIME Espírito Santo participou de uma importante reunião com o Governador do Estado, Renato Casagrande, e o Secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo. O encontro reuniu a Diretoria Executiva da UNDIME-ES , representada pelos dirigentes municipais de educação dos municípios de Marechal Floriano, Alegre, Mimoso do Sul, Vila Valério, Santa Maria de Jetibá, Nova Venécia, Governador Lindenberg, Aracruz e Pinheiros, acompanhados pela Coordenadora Institucional da Undime.


O foco da conversa foi o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios, com ênfase em temas centrais para a gestão da educação pública municipal.


Durante o diálogo, foram abordados desafios como o financiamento do transporte escolar, que ainda representa um esforço financeiro significativo para as gestões municipais. O Governador reconheceu essas dificuldades e se mostrou aberto à criação de um grupo de trabalho conjunto para avaliar melhorias na oferta e custeio do transporte, com especial atenção ao atendimento de estudantes da educação especial.


Outro tema central foi o Programa Estadual de Tempo Integral (PROETI). A UNDIME-ES propôs a ampliação do programa para contemplar não apenas escolas específicas, mas as redes municipais como um todo, beneficiando um número maior de estudantes e promovendo mais equidade na oferta educacional.


Também foi debatido o recente reajuste do piso do magistério, anunciado pelo Governo Federal sem repasse complementar aos municípios. A UNDIME-ES sugeriu a realização de um levantamento da real situação das redes municipais capixabas, com vistas a uma articulação conjunta com o Governo do Estado para sensibilizar o MEC quanto à necessidade de apoio financeiro.


A Diretoria Executiva da UNDIME-ES, composta por representantes de diferentes regiões do estado, reafirmou seu compromisso com a construção coletiva de soluções para fortalecer a educação pública municipal. A abertura ao diálogo por parte do Governo do Estado foi reconhecida como um passo fundamental para avançar nas pautas prioritárias.

 
 
 

Comentários


bottom of page